Atuar de acordo com os princípios de responsabilidade socioambiental faz parte da missão da TBE. Entendemos que o desenvolvimento econômico deve evoluir juntamente com a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural material e imaterial.
Como agente do Setor Elétrico Brasileiro, buscamos sempre cumprir e fazer cumprir os requisitos legais ambientais, com o desafio de aprimorar continuamente nossos processos desde o planejamento, implantação e operação das linhas de transmissão sob nossa concessão, de forma a prevenir, mitigar, recuperar ou compensar possíveis impactos.
As linhas de transmissão atravessam áreas de tipologia variada, incluindo regiões urbanizadas, pastos, culturas agrícolas e matas. Estas últimas merecem uma atenção especial, sobretudo quando tratamos de Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Na fase de construção, o corte se restringe ao que é considerado necessário para adequada implantação do sistema de transmissão e obedece às diretrizes definidas pelos órgãos ambientais competentes. Os projetos da TBE contemplam alteamento de torres, desvios de traçado e locação adequada de torres para evitar supressão desnecessária de vegetação.
Na fase de operação, a supressão de vegetação as empresas também se limitam ao que é preciso para o perfeito funcionamento da linha. Realiza-se a poda seletiva de espécies que possam oferecer risco de desligamento.
Trabalhamos com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) estruturado em normas e procedimentos que permitem avaliar e controlar os impactos das nossas atividades operacionais.
Através da integração e gerenciamento dos programas ambientais, é possível acompanhar as ações e procedimentos voltados ao correto gerenciamento de resíduos, consumo racional de água e outros recursos naturais, bem como outras medidas que objetivam minimizar os impactos negativos e atender aos requisitos legais aplicáveis à cada empreendimento.
O sistema ainda conta com uma estrutura de profissionais especializados que interagem diretamente com as áreas operacionais e de novos projetos, trabalhando de forma integrada para melhorar o desempenho ambiental das atividades desenvolvidas.
Apesar da supressão da vegetação de novos empreendimentos, temos em contrapartida a reposição florestal e compensação como medidas de reparação aos possíveis danos ao meio ambiente. Tais medidas são desenvolvidas com base nas premissas previstas na legislação brasileira.
Monitoramento da reposição florestal na LUMITRANS
A implantação das subestações de energia e linhas de transmissão podem, eventualmente, favorecer a formação de processos erosivos. Desta forma, nos preocupamos em monitorar as áreas do empreendimento durante toda a operação das linhas de transmissão. Desta maneira, medidas podem ser tomadas de forma a prevenir novos processos erosivos.
Utilização de biomanta para recuperação de um processo erosivo na EBTE
O respeito às populações no entorno de nossos empreendimentos é princípio fundamental para a TBE.
O Programa de Comunicação Socioambiental é um dos principais canais de comunicação com as comunidades, visando estabelecer uma convivência harmoniosa entre comunidade, empresa e meio ambiente.
Obs.: Para maiores detalhes sugerimos encaminhar email para: tbe@tbe.com.br