Acessibilidade
As Empresas

Tendo suas atividades iniciadas em 2000 com a ECTE, vindo a constituir no decorrer dos anos mais 14 concessionárias de transmissão de energia elétrica, vencedoras dos leilões públicos promovidos pela União através da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, sob o novo modelo adotado pelo Setor Elétrico em 1999.

As 15 Concessões têm prazo de 30 anos, com possibilidade de renovação, mediante contratos de concessão firmados com a ANEEL, sendo elas:

 

ECTE - Empresa Catarinense de Transmissão de Energia S.A.

ECTE - Empresa Catarinense de Transmissão de Energia S.A.

A ECTE entrou em operação em março de 2002, e atualmente integra o sistema de transmissão de energia elétrica no Estado de Santa Catarina, cobrindo aproximadamente 253 km de linhas de transmissão de 525 kV de tensão com 2 subestações. Este empreendimento foi realizado como resultado da parceria pioneira entre o investidor privado e o setor público, sob a modalidade de leilão promovido pela ANEEL, em 1999. É o segundo empreendimento colocado em operação na nova modalidade idealizada para o novo modelo do setor elétrico.

Os objetivos deste sistema são assegurar o fornecimento à região Leste e litoral do Estado de Santa Catarina, atender ao crescimento da demanda de energia elétrica da região Sul-Sudeste e possibilitar maior confiabilidade operativa do SIN.

ETEP - Empresa Paraense de Transmissão de Energia S.A.

ETEP - Empresa Paraense de Transmissão de Energia S.A.

A ETEP entrou em operação em agosto de 2002, e atualmente integra o sistema de transmissão de energia elétrica no Estado do Pará, cobrindo aproximadamente 328 km de linhas de transmissão de 500 kV com 2 subestações. Este empreendimento foi realizado como resultado da parceria entre o investidor privado e o setor público, sob a modalidade de leilão promovido pela ANEEL, em 2000, e ele é responsável pela cobertura da área ao nordeste do estado do Pará.

EATE - Empresa Amazonense de Transmissão de Energia S.A.

EATE - Empresa Amazonense de Transmissão de Energia S.A.

A EATE entrou em operação em março de 2003, e atualmente integra o sistema de transmissão de energia elétrica nos Estados do Pará e do Maranhão, cobrindo aproximadamente 927 km de linhas de transmissão de 500 kV com 5 subestações, sendo a SE Açailândia de propriedade da empresa. Este empreendimento foi realizado como resultado da parceria entre o investidor privado e o setor público, sob a modalidade de leilão promovido pela ANEEL, em 2000.

Os objetivos deste sistema são atender à crescente demanda de energia elétrica nas regiões Norte e Nordeste do país, interligar as subestações de Tucuruí, Marabá, Açailândia, Imperatriz e Presidente Dutra, tornando-se o terceiro circuito da interligação Norte-Nordeste e reforçar a conexão entre os sistemas elétricos Sul-Sudeste, Centro-Oeste e Norte-Nordeste, assegurando maior confiabilidade operativa do SIN.

ERTE - Empresa Regional de Transmissão de Energia S.A.

ERTE - Empresa Regional de Transmissão de Energia S.A.

A ERTE entrou em operação em setembro de 2004, e atualmente integra o sistema de transmissão de energia elétrica no Estado do Pará, cobrindo aproximadamente 155 km de linhas de transmissão de 230 kV com 2 subestações.

Os objetivos deste sistema são atender à crescente demanda de energia elétrica na região metropolitana de Belém e Nordeste do Estado do Pará e assegurar maior confiabilidade operativa na região.

ENTE - Empresa Norte de Transmissão de Energia S.A.

ENTE - Empresa Norte de Transmissão de Energia S.A.

A ENTE entrou em operação em fevereiro de 2005, e atualmente integra o sistema de transmissão de energia elétrica nos Estado do Pará e do Maranhão, cobrindo aproximadamente 459 km de linhas de transmissão de 500 kV com 3 subestações.

Os objetivos deste sistema são atender à crescente demanda de energia elétrica nas regiões Norte e Nordeste do país, interligar as subestações de Tucuruí, Marabá, Açailândia, tornando-se o quarto circuito da interligação Norte-Nordeste, viabilizar a transmissão do acréscimo da energia gerada decorrente da expansão da UHE Tucuruí e reforçar a conexão entre os sistemas elétricos Sul-Sudeste, Centro-Oeste e Norte-Nordeste.

STC - Sistema Catarinense de Transmissão S.A.

STC - Sistema Catarinense de Transmissão S.A.

A STC entrou em operação comercial em novembro de 2007, e atualmente integra o sistema de transmissão de energia elétrica no Estado de Santa Catarina, cobrindo aproximadamente 230 km de linhas de transmissão de 230 kV com 4 subestações, sendo duas delas, a SE de Lages e SE Rio do Sul, de propriedade da empresa, e duas acessadas (Abdon Batista e Barra Grande).

Os objetivos deste sistema são implantar as subestações de Lajes e de Rio do Sul interligando-as à subestação Barra Grande (Anita Garibaldi), reforçar o suprimento de energia elétrica na região e assegurar maior confiabilidade nas operações do SIN.

LUMITRANS - Companhia Transmissora de Energia Elétrica S.A.

LUMITRANS - Companhia Transmissora de Energia Elétrica S.A.

A Lumitrans entrou em operação em outubro de 2007, e atualmente integra o sistema de transmissão de energia elétrica no Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, cobrindo aproximadamente 40 km de linhas de transmissão de 525 kV com 2 subestações .

Os objetivos deste sistema são reforçar o suprimento de energia elétrica na região Sul, interligar as subestações de Machadinho e Campos Novos e oferecer maior confiabilidade nas operações do SIN.

EBTE - Empresa Brasileira de Transmissão de Energia S.A.

EBTE - Empresa Brasileira de Transmissão de Energia S.A.

A EBTE entrou em operação em junho de 2011, e atualmente integra o sistema de transmissão de energia elétrica no Estado do Mato Grosso, cobrindo aproximadamente 782 km de linhas de transmissão de 230 kV com 7 subestações, sendo 2 próprias (Juína e Parecis) e 5 acessadas (Brasnorte, Juba, Nova Mutum, Sorriso e Sinop).

Os objetivos deste sistema são atender à crescente demanda de energia elétrica na região Centro-Oeste do país, possibilitando o escoamento de energia elétrica dos diversos projetos de geração que serão implantados no Estado.

ESDE - Empresa Santos Dumont de Energia S.A.

ESDE - Empresa Santos Dumont de Energia S.A.

A ESDE entrou em operação no primeiro semestre de 2014 e integra o sistema de transmissão de energia elétrica no Estado de Minas Gerais, contemplando a subestação Santos Dumont em 345 kV.

Os objetivos deste sistema são atender o crescimento de carga na região sudeste do estado de Minas Gerais e oferecer maior confiabilidade nas operações do SIN.

ETSE - Empresa de Transmissão Serrana S.A.

ETSE - Empresa de Transmissão Serrana S.A.

A ETSE entrou em operação em março de 2015, e integra o sistema de transmissão de energia elétrica no Estado de Santa Catarina, pela inclusão da Subestação de Abdon Batista em 525/230 kV e da Subestação de Gaspar em 230/138 kV.

Os objetivos deste sistema é integrar Usinas de Geração de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional, bem como viabilizar o acesso ao sistema de distribuição da CELESC, além de atender à expansão do suprimento de energia elétrica à região do Vale do Itajaí.

ESTE - Empresa Sudeste de Transmissão de Energia S.A

ESTE - Empresa Sudeste de Transmissão de Energia S.A

Em 28 de outubro de 2016 a EATE sagrou-se vencedora do Lote 22 do Leilão ANEEL nº 013/2015 – 2ª Etapa – Republicação, para obter a concessão do serviço público de transmissão de energia elétrica para implantação, operação e manutenção de 237 km de linha de Transmissão em 500 kV entre as Subestações de Mesquita (MG) e João Neiva 2 (ES) bem como de pátio de 500/345 kV na Subestação de João Neiva 2. Em virtude de tal adjudicação, foi constituída em 11/11/2016, a ESTE – Empresa Sudeste de Transmissão de Energia S.A.

A previsão é que a ESTE inicie suas operações fevereiro de 2022, tendo como objetivo atender ao fornecimento de energia à região central do Estado do Espirito Santo.

EDTE - Empresa Diamantina de Transmissão de Energia S.A.

EDTE - Empresa Diamantina de Transmissão de Energia S.A.

A EDTE entrou em operação em janeiro de 2020, e integra o sistema de transmissão de energia elétrica da região sul do estado da Bahia, sendo composta por: (i) Instalações de transmissão localizadas no estado da Bahia, compostas pela Linha de Transmissão 500 kV Ibicoara – Poções III, circuito simples, com extensão aproximada de 164km, com origem na Subestação Ibicoara e término na Subestação Poções III; (ii) Pela Linha de Transmissão Poções III – Poções II, em 230 kV, circuito duplo, com extensão aproximada de 1km, com origem na Subestação Poções III e término na Subestação Poções II; (iii) Pela SE 500/230 kV Poções III, 600 MVA; e (iv) Conexões de unidades de transformação, entradas de linha, interligações de barramentos, barramentos, instalações vinculadas e demais instalações necessárias às funções de medição, supervisão, proteção, comando, controle, telecomunicação, administração e apoio.

O objetivo deste empreendimento é expandir o sistema de transmissão da região sul do estado da Bahia, visando o adequado atendimento elétrico aos consumidores dessa região.

TRANSLESTE - COMPANHIA TRANSLESTE DE TRANSMISSÃO

TRANSLESTE - COMPANHIA TRANSLESTE DE TRANSMISSÃO

A Companhia Transleste de Transmissão, através do Contrato de Concessão do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica nº 009/2004 – ANEEL, datado de 18 de fevereiro de 2004, celebrado com a União, por intermédio da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, foi outorgada à Companhia a concessão de Serviço de Transmissão de Energia Elétrica, pelo prazo de 30 anos, que consiste na implantação, manutenção e operação da linha de transmissão de 345 kV, com 139 km de extensão, tendo origem na subestação de Montes Claros, e término na nova subestação Seccionadora de Irapé, ambas no Estado de Minas Gerais. A Transleste entrou em operação em dezembro/2005.

TRANSUDESTE - COMPANHIA TRANSUDESTE DE TRANSMISSÃO

TRANSUDESTE - COMPANHIA TRANSUDESTE DE TRANSMISSÃO

A Companhia Transudeste de Transmissão, através do Contrato de Concessão do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica nº 005/2005 – ANEEL, datado de 04 de março de 2005, celebrado com a União, por intermédio da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, foi outorgada à Companhia a concessão de Serviço de Transmissão de Energia Elétrica, pelo prazo de 30 anos, que consiste na implantação, manutenção e operação da linha de transmissão de 345 kV, com 140 km de extensão, tendo origem na subestação de Itutinga, e término na nova subestação Seccionadora de Juiz de Fora, ambas no Estado de Minas Gerais. A Transudeste entrou em operação em fevereiro/2007.

TRANSIRAPÉ - COMPANHIA TRANSIRAPÉ DE TRANSMISSÃO

TRANSIRAPÉ - COMPANHIA TRANSIRAPÉ DE TRANSMISSÃO

A Companhia Transirapé de Transmissão, através do Contrato de Concessão do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica nº 012/2005, lote B – ANEEL, datado de 15 de março de 2005, celebrado com a União, por intermédio da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, foi outorgada à Companhia a concessão de Serviço de Transmissão de Energia Elétrica, pelo prazo de 30 anos, que consiste na implantação, manutenção e operação da linha de transmissão de 230 kV, com 61 km de extensão, tendo origem na subestação de Irapé, e término na nova subestação de Araçuaí, ambas no Estado de Minas Gerais. A Transirapé entrou em operação em maio/2007.